Consulta de 1 ano de vida – Parabéns!

consulta de 1 ano

ALIMENTAÇÃO

A amamentação deve continuar.
As refeições de sal devem se semelhantes as do adulto, com a consistência conforme a criança consiga processar na orofaringe.
Podem ser consumidos todos os tipos de carne e vísceras.
Incentivar o consumo de frutas e verduras, lembrando que aquelas de folhas verdes são ricas em ferro, cálcio e vitaminas.

Evitar a utilização de alimentos artificiais e corantes, assim como os “salgadinhos “, refrigerantes , uma vez que os hábitos alimentares adquiridos nessa idade mantém-se até a idade adulta.

Deve-se ingerir 600ml de leite , preferencialmente fortificado com ferro e vitamina A, assim como outros derivados (iogurte natural e queijos) para ter um adequado aporte de cálcio.

Cuidado com as substituições das refeições principais por leite. Não substituir as refeições por mamadeiras.
A partir do primeiro ano, os lactentes devem ser estimulados a tomar iniciativa na seleção dos alimentos e no modo de comer.

Os pais devem oferecer alimentos variados, saudáveis e em porções adequadas e permitir que a criança escolha o que e quanto quer comer.
As refeições devem ser realizadas à mesa ou em cadeira própria para a criança, juntamente com a família, em ambiente calmo e agradável, sem televisão ligada ou outro tipo de distração.

Os alimentos sólidos podem ser segurados com a mão ou oferecidos no prato, com colher pequena, estreita e rasa e os líquidos em copo ou xícara, de preferência de plástico e inquebrável.
Nesta fase, inicia-se o treinamento para o uso de utensílios, que envolve estímulo à coordenação e à destreza motora, funcionando como importante incentivo ao desenvolvimento.

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A queixa de recusa alimentar é muito freqüente no segundo ano de vida, quando a velocidade de crescimento diminui bastante em relação ao primeiro ano e, conseqüentemente, diminuem também as necessidades nutricionais e o apetite.
As crianças devem ser estimuladas a comer vários alimentos, com diferentes gostos, cores, consistência, temperaturas e texturas. A dependência de um único alimento, como o leite, ou o consumo de grandes volumes de outros líquidos, como o suco, pode levar a um desequilíbrio nutricional.

O sal deve ser usado com moderação. Os tipos de alimentos escolhidos devem ser adequados à capacidade de mastigar e engolir da criança. O tamanho das porções de alimento deve ser ajustado ao grau de aceitação da criança.
Mel já é permitido.

VACINAS

  • Meningite C – terceira dose (SUS)
  • Meningo ACWY (particular) – reforço da Meningo C.
  • Meningo B
  • Tríplice viral – Sarampo, caxumba e rubéola (SUS ou particular)
  • Varicela (particular)
  • Tetra Viral – Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela ( SCRV ) – Particular
  • Hepatite A (SUS ou particular)

O QUE O MEU BEBÊ JÁ FAZ?

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Mostra, aponta ou pede o que quer, sem chorar.
Consegue colocar blocos dentro de um balde.
Anda sem apoio.

 

Fala: mama, papa, nenê.
Sobe e desce escada engatinhando.
Brinca de pegar ou devolver uma bola ou objeto similar.
Retira um objeto ou biscoito que vê ser colocado numa caixa.

SONO

13h por dia. A noite 8-10 h e mais ou menos 2 sonecas durante o dia. A criança já pode dormir no seu quarto. Já brigam contra o sono, para não dormir, por isso crie uma rotina.

O QUE FAZER PARA O MEU FILHO TER UM BOM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, EMOCIONAL E INTELECTUAL?

Facilitar o andar segurando-o pelas mãos.
Brincar de encaixar uma caixa na outra.
Dar um pote plástico cheio de brinquedos com tampa mal rosqueada, para que o bebê desrosqueie.
Brincar com papel celofane, jornal, revistas velhas, pedir para ele amassar e rasgar com as mãos.
Dar brinquedos de cordinhas, para que ele puxe com seus dedos, fazendo movimento de pinça.
Estimulá-lo a tirar o próprio sapato.
Na hora das refeições ofereça a colher para ele tentar comer sozinho.
Deixar brincar com a água do banho, colocar brinquedos na água e fazer ondas.
Mostrar livros com figuras e ler historinhas, aponte partes do corpo.
Ao tirar a roupa do bebê pedir para ele ajudar. Procure nomear as partes do corpo (braço, perna, etc.) para que ele vá se conhecendo.
Tenha cuidado para não forçar seu filho a obedecer. Faça as atividades de forma relaxada e agradável, procure sorrir e mostrar alegria quando ele conseguir fazer o que foi solicitado. Caso ele não consiga realizar a brincadeira proposta, não desanime, repita-a em outra ocasião, quando ambos estiverem dispostos.
Procure ocupar-lo, pois quando ficar sozinho, poderá chorar para chamar sua atenção.

COMO LER PARA O BEBÊ?

Nessa idade ela já consegue escolher o livro favorito entregar aos pais.
Ela aponta as figuras e copia os gestos e expressões que o adulto está lendo para elas.
 
Assim os pais podem:
 
1- Usar diferente vozes para representar os personagens.
2- Fazer perguntas para que a criança responda apontando, por exemplo: onde esta o gato? quem faz miai-miau?
3- Incentive a criança a imitar os sons dos animais. Exemplo: como a vaca faz? Mu.
4- Sorrir e responder quando ela falar ou apontar algo.
5- Leia a história várias vezes se ela quiser.
6- Deixar a criança virar as páginas dos livros.
7- Acrescentar mais palavras  quando a criança apontar para uma imagem. Exemplo: a menina é bonita e tem cabelo marrom.
8- Fazer outras perguntas  sobre as figuras que ela apontar. Exemplo: Cadê o nariz da menina? , E o nariz da mamãe? E o seu nariz?
9- Nomear e demonstrar ações e emoções: A menina esta rindo. E então rir para o bebê.
10- Levar sempre um livro quando sair com o bebê e ler para acalmá-lo e distraí-lo.
 

ALERTAS DE SEGURANÇA PARA A CRIANÇA DE 1 ANO.

Quedas (cama, trocador, colo, carrinho, poltronas e escadas)
Cuidado com o bebê na cozinha! Área de risco! Colocar grade de proteção. Não deixe seu bebê na cozinha!
Queimaduras (banho, cigarro, líquidos quentes)
Sufocação (enrolar cordão ou prendedor de chupeta em volta do pescoço, pequenos brinquedos)
Intoxicações (medicamentos em doses erradas, substâncias tóxicas- naftalina)
Não utilize talco, pois há risco de sufocação.
Como o bebê leva a boca qualquer objeto que consiga segurar, cuidado com objetos muito pequenos, sujos e cortantes.
Mobílias e equipamentos para o bebê devem conter certificação pelo Inmetro e ABNT.
Transporte adequado no carro, usar bebê conforto adequada para cada faixa etária.

DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA

Necessitam de supervisão contínua, deixar fora do alcance: objetos pontiagudos, cortantes, que destacam partes, medicamentos, produtos de uso domiciliar.
Nessa faixa etária existe risco de atropelamento, aspiração (corpo estranho), queimaduras, choque elétrico, afogamentos, quedas, contusões e intoxicações. Para prevenir deve-se verificar a temperatura do banho e mamadeira, não usar talco, ajustar os lençóis sempre sob o colchão do berço, não medicar sem receita. Usar protetor de tomadas, cuidados com fios soltos. Usar protetores de quina de móveis. Afaste cordões, fios e sacos plásticos. Proteja escadas e janelas. Mantenha fechada a porta do banheiro e cozinha.
Não deixe produtos de limpeza e remédios ao alcance das crianças; tranque-os em armários ou coloque-os em locais de difícil acesso.
Usar bebê conforto ou conversível de costas para o movimento do veículo e preso pelo sinto de segurança.
Não deixe ao alcance das crianças objetos cortantes, pequenos e pontiagudos.
Use brinquedos fortes e inquebráveis, evite os brinquedos com partes pequenas, pelo risco de sufocação.
Evite cobertores pesados e travesseiros fofos pelo risco de asfixia.
Não deixe ao alcance fios, cordões e sacos plásticos.
Proteja escadas pelo risco de quedas.
Proteja arestas pontiagudas dos móveis pelo risco de trauma.
Coloque proteção nas janelas e escadas.

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Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria
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