Décima Segunda Consulta com o Pediatra – 11 meses de vida
Décima Segunda Consulta com o Pediatra – 11 meses de vida
ALIMENTAÇÃO
A partir dos 9 meses ir gradativamente introduzindo a alimentação da família com ajuste da consistência. Oferecer os alimentos mais inteiros na medida que a criança consiga processar o alimento na orofaringe.
Além do leite materno e/ou fórmula adequada para 6 meses, 2 papas principais (almoço -12h e janta -18:30) e duas papas de fruta ( 9:30 e 15:30h).
Não é recomendado adicionar sal, mel e nem açúcar na alimentação até 1 ano de vida.
Dar até 120 ml de água por dia.
A quantidade de carne de ser entre 70 -100 gramas dia.
VACINAS
Não tem vacina esse mês.
O QUE O MEU BEBÊ JÁ FAZ?
Engatinha. Anda com apoio.
Levanta-se apoiando nos móveis.
Sobe escadas engatinhando.
Entende o “não”.
Olha figuras em livros, tenta virar a pagina.
Estranha os não próximos.
Estica o braço e pernas na hora de ser trocado.
Toma água no copinho sozinho.
Fala 5 palavras.
Sente muito a ausência dos pais e/ou cuidadores.
Já demonstra suas preferências.
Sua expressão fisionômica já demonstra o que sente.
SONO
14h por dia. A noite 11h e mais ou menos 2 sonecas durante o dia. A criança já pode dormir no seu quarto. Sempre de barriga para cima e sem objetos no berço. Cuidado com móbilis, devem ser deixados fora do alcance pois podem servir de apoio para se levantarem.
O QUE FAZER PARA O MEU FILHO TER UM BOM DESENVOLVIMENTO FÍSICO, EMOCIONAL E INTELECTUAL?
Colocar o bebê perto de móveis, sofás, camas e mesas baixas, para que possa se apoiar e andar em volta.
Colocar objetos sobre o sofá para que ele tente alcançar.
Quando o bebê estiver sentado no chão jogar bola de borracha com ele.
Deixar o bebê encher e tirar brinquedos de uma caixa, mostrando quando está cheio e quando está vazio.
Dar um carrinho para que ele empurre.
Dar potinhos ou caixinhas para ele empilhar.
Na hora das refeições ofereça a colher para ele tentar comer sozinho.
Deixar brincar com a água do banho, colocar brinquedos na água e fazer ondas.
Mostrar livros com figuras e ler historinhas.
Ao tirar a roupa do bebê pedir para ele ajudar. Procure nomear as partes do corpo (braço, perna, etc.) para que ele vá se conhecendo.
Tenha cuidado para não forçar seu filho a obedecer. Faça as atividades de forma relaxada e agradável, procure sorrir e mostrar alegria quando ele conseguir fazer o que foi solicitado. Caso ele não consiga realizar a brincadeira proposta, não desanime, repita-a em outra ocasião, quando ambos estiverem dispostos.
Procure ocupar-lo, pois quando ficar sozinho, poderá chorar para chamar sua atenção.
Como ler para o Bebê?
Os bebês nessa fase já conseguem se sentar, segurar o livro e também coloca-los na boca.
Os pais podem nomear as figuras que o bebê aponta no livro ou aquelas em que ele fica interessado. Ajudar o bebê a virar as páginas do livro.
Transmitir o clima da história por meio da entonação da voz, de gestos e de expressões faciais. Converse e faça perguntas sobre as coisas que ele esta ouvindo. Ex:”Olha o gatinho. Como ele faz? Faz miau-miau.”
Seguir as indicações do bebê para ler mais, repetir ou parar.
ALERTAS DE SEGURANÇA PARA O BEBÊ DE 11 MESES
Quedas (cama, trocador, colo, carrinho, poltronas e escadas)
Cuidado com o bebê na cozinha! Área de risco! Colocar grade de proteção. Não deixe seu bebê na cozinha!
Queimaduras (banho, cigarro, líquidos quentes)
Sufocação (dormir de barriga para baixo, enrolar cordão ou prendedor de chupeta em volta do pescoço, pequenos brinquedos, entre o espaço do colchão e o berço quando o colchão é do tamanho incorreto)
Intoxicações (medicamentos em doses erradas, substâncias tóxicas- naftalina)
Não utilize talco, pois há risco de sufocação.
Como o bebê leva a boca qualquer objeto que consiga segurar, cuidado com objetos muito pequenos, sujos e cortantes.
Mobílias e equipamentos para o bebê devem conter certificação pelo Inmetro e ABNT.
Transporte adequado no carro, usar bebê conforto adequada para cada faixa etária, conforme anexo abaixo.
DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA
Necessitam de supervisão constante, deixar fora do alcance: objetos pontiagudos, cortantes, que destacam partes, medicamentos, produtos de uso domiciliar.
Nessa faixa etária existe risco de aspiração (corpo estranho), queimaduras, choque elétrico, afogamentos, quedas, contusões e intoxicações. Para prevenir deve-se verificar a temperatura do banho e mamadeira, não usar talco, amamentar sempre no colo, ajustar os lençóis sempre sob o colchão do berço, não medicar sem receita. Usar protetor de tomadas, cuidados com fios soltos. Usar protetores de quina de móveis. Afaste cordões, fios e sacos plásticos. Proteja escadas.
Não deixe produtos de limpeza e remédios ao alcance das crianças.
Usar bebê conforto ou conversível de costas para o movimento do veículo e preso pelo cinto de segurança.
Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!