A formação cerebral do bebê ocorre desde o nascimento até em torno de 5 anos de vida, por isso o estímulo através da leitura é tão importante nessa fase.
Além de auxiliar na formação da linguagem, a leitura também aumenta o vínculo afetivo entre pais e filhos.
As experiências vivenciadas pela criança na infância (estímulos cognitivos, sensoriais e afetivos) têm grande influência na arquitetura do cérebro e no seu desenvolvimento social. Assim, é muito importante passar carinho, segurança, conversar, cantar e oferecer para sentir com o toque diferentes texturas (áspero, sedoso, aveludado…). Tudo isso contribuirá para sua formação neurológica, para que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar, aprender e conviver.
“O bebê no nascimento já vem com a capacidade para escutar, ao ler em voz alta ou cantar uma canção, ele se coloca em posição de escuta. Isso quer dizer que está tratando de construir significado à sua maneira. Por isso, é necessário alimentar essas potencialidades desde o princípio da vida.” (Evelio Cabrejo Parra).
Um dos principais estímulos é a leitura. Ela é tão importante porque:
- Fortalece o vínculo entre os pais e o bebê.
- Ajuda no desenvolvimento da atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio.
- Estimula a criatividade, imaginação e a curiosidade.
- Auxilia no desenvolvimento de empatia (colocar-se no lugar do outro).
- Ajuda a minimizar a agressividade e hiperatividade.
- Auxilia na boa qualidade do sono.
- Desenvolver a linguagem oral.
Para ler para as crianças, mostre as figuras, esteja disponível para a interação e deixe a criança manusear o livro.
0-5 meses
- Representar com gestos ou a voz a figura que estiver mostrando.
- Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação.
- Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê estiver olhando.
- Virar as páginas de acordo com o interesse do bebê.
6 meses a 1 ano de vida
- Os bebês nessa fase já conseguem se sentar, segurar o livro e também colocá-los na boca.
- Os pais podem nomear as figuras que o bebê aponta no livro ou aquelas em que ele fica interessado.
- Ajudar o bebê a virar as páginas do livro.
- Transmitir o clima da história por meio da entonação da voz, de gestos e de expressões faciais.
- Converse e faça perguntas sobre as coisas que ele está ouvindo. Ex: “Olha o gatinho. Como ele faz? Faz miau-miau.”
- Seguir as indicações do bebê para ler mais, repetir ou parar.
1 – 2 anos
Nessa idade ela já consegue escolher o livro favorito e entregar aos pais. Ela aponta as figuras e copia os gestos e expressões que o adulto está lendo para elas.
Assim os pais podem:
- Usar diferentes vozes para representar os personagens.
- Fazer perguntas para que a criança responda apontando, por exemplo: onde está o gato? quem faz miau-miau?
- Incentive a criança a imitar os sons dos animais. Exemplo: como a vaca faz? Mu.
- Sorrir e responder quando ela falar ou apontar algo.
- Leia a história várias vezes se ela quiser.
- Deixar a criança virar as páginas dos livros.
- Acrescentar mais palavras quando a criança apontar para uma imagem. Exemplo: a menina é bonita e tem cabelo marrom.
- Fazer outras perguntas sobre as figuras que ela apontar. Exemplo: Cadê o nariz da menina? E o nariz da mamãe? E o seu nariz?
- Nomear e demonstrar ações e emoções: A menina está rindo. E então rir para o bebê.
- Levar sempre um livro quando sair com o bebê e ler para acalmá-lo e distraí-lo.
2 – 4 anos
Essa é a fase em que as crianças gostam de exercer a previsibilidade, assim gostam que os pais contem as mesmas histórias várias vezes. Também repetem palavras e frases e participam mais da leitura.
Assim os pais podem:
- Permitir que a criança faça comentários sobre o texto, alguma figura ou palavra que chame atenção dela.
- Deixe que ela conte sua história favorita da sua própria maneira. Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu o mesmo.
- Fazer perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda. Ex: o que é isso?
- Valorizar todas as perguntas e comentários que a criança faz, pois são boas oportunidades para iniciar uma conversa.
- Levar a criança a bibliotecas e/ou livrarias para escolher livros ou ouvir histórias.
- Mostrar para a criança como as coisas que acontecem com os personagens são parecidos com algo que ela mesma já fez ou viu.
- Falar sobre os sentimentos dos personagens e perguntar se ela já sentiu a mesma coisa.
- Deixar que a criança conte o que acontece em seguida ao ler histórias que ela já conhece.
4 – 6 anos
Nessa fase as crianças escolhem os livros que querem que os pais leiam e fazem perguntas sobre coisas que acontecem neles. Também corrigem os pais quando eles pulam uma parte de um livro já familiar e conseguem contar uma história conhecida com as próprias palavras.
Os pais podem:
- Responder com interesse as perguntas e os comentários da criança.
- Ler a história do jeito que o autor escreveu, sem alterar as palavras para ampliar o vocabulário da criança.
- Conversar de forma espontânea sobre os assuntos do livro.
- Levar a criança a bibliotecas e livrarias para escolher livros ou ouvir histórias.
- Deixar livros acessíveis para a criança pegar quando quiser.
- Mostrar para a criança que você está lendo as palavras do livro.


