Dermatite atópica
O manejo básico da dermatite atópica consiste em três pilares fundamentais:
- Afastamento de fatores irritantes e desencadeantes
- Hidratação adequada e continuada da pele
- Controle da inflamação e prurido com medicamentos
1. IDENTIFICAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE FATORES DESENCADEANTES
Diversos irritantes e alérgenos podem estar envolvidos na piora da dermatite atópica. Os irritantes mais comumente implicados são: detergentes, sabões, amaciantes, roupas sintéticas, etiquetas, materiais abrasivos, poluentes, produtos químicos e condições extremas de temperatura e umidade. As recomendações incluem: utilizar sabão de glicerina neutro ou de coco para roupa em geral; roupas novas devem ser lavadas previamente ao uso para reduzir a concentração de formaldeído e outros irritantes; o vestuário, de preferência, deve ser de tecido de algodão a 100%; sabonetes e xampus conforme orientação dada na consulta médica; banho rápido com temperatura amena e não são recomendados banhos de imersão. Usar sabonete de glicerina, lavar as áreas de sudorese intensa como: axilas, virilhas, pescoço, mãos e pés. Evitar que o shampoo escorra pela pele.
Alérgenos ambientais e alimentares: é necessário instituir medidas visando controlar aeroalérgenos, aos quais o paciente tem sensibilização com evidência clínica, como medidas ambientais anti-ácaros.
No caso dos alérgenos alimentares, a história deve se detalhada visando encontrar alimentos suspeitos de estarem relacionados com o quadro de dermatite atópica. Para isso o gastropediatra deve investigar. Não necessariamente o alimento causa a dermatite, essa relação só existe em 30% dos casos.
2. HIDRATAÇÃO
É um fator essencial na prevenção e controle da dermatite atópica. Sua ação primordial é restabelecer a barreira cutânea, evitando a perda exagerada de água transepidérmica . Passe o hidratante pelo médico recomendado 2x/dia.
3. CONTROLE DA INFLAMAÇÃO E PRURIDO COM MEDICAMENTOS
Conforme orientação do pediatra.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!