Consulta de 2 meses de vida.

ALIMENTAÇÃO

Leite materno em livre demanda, ou seja, a hora que o bebê quiser. Amamentar de 3/3 horas. Para os bebês que necessitam, fórmula alimentar adequada para cada paciente. Não precisam de água nem chá até o 6º mês de vida.

 

VACINAS

O bebê com 2 meses deve ser vacinado contra: pneumococo, rotavírus, haemofilus influenzae tipo b, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e hepatite B.

Existem diferenças entre as vacinas particulares e do SUS, confira algumas:

  • Vacina conjugada pneumocócica 10 valente. = Pneumo 10V (SUS) – previne contra dez sorotipos do pneumococo.
  • Vacina conjugada pneumocócica 15 valente.= Pneumo 13, 15 e 20 V (particular) – previne contra treze, quinze e 20 sorotipos do pneumococo, bactéria que causa doenças como meningite, pneumonia, sepse, bacteremia e otite média.
  • Rotavírus = SUS ou particular – informe-se com a clínica. É uma vacina de rotavírus humano vivo atenuado monovalente, do sorotipo G1[P8] da cepa RIX4414. Deve ser administrada por via oral em duas doses com intervalo de dois meses. A primeira entre 6 e 14 semanas de vida e a segunda entre 14 e 24 semanas, com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas. A eficácia para gastrenterite grave por rotavírus varia entre 68,5 e 90% e para hospitalização grave devido à doença pelo vírus, entre 65,4 e 93%.
  • Rotavírus -MSD – particular. É uma vacina pentavalente de vírus vivos atenuados. É composta por quatro vírus humanos (G1, G2, G3 e G4) e um bovino (P1). Também é administrada por via oral, mas em três doses com intervalos de dois meses. A primeira deve ser realizada entre 6 e 12 semanas de idade e a terceira não deve ultrapassar a 32a semana. Para esta vacina é relatada uma eficácia de 74 a 98% para doenças graves.
  • DTP – Tríplice bacteriana celular (SUS) = Difteria , Tétano e Pertussis (Coqueluche) – Geralmente é essa a vacina que dá febre e reação nas crianças (dor local, febre, irritabilidade após 48-72h da aplicação)
  • DTP acelular (SUS para pacientes com história de reação vacinal ou Particular) – Tríplice bacteriana acelular – essa não dá reação
  • Hib – Haemophilus influenzae – Está na Tetravalente (DTP + Hib) – ela combate contra meningite, otite e pneumonia.
  • Vacina Inativada contra a Poliomielite = VIP. SUS está fornecendo com 2 e 4 meses, realizada intramuscular e é mais uma picada para a criança.
  • Pentavalente do SUS – DTP + Hib + Hepatite B – pode dar reação.
  • Hexavalente = DTPa + Hepatite B + VIP + Hib – Particular – não dá reação e são todas em uma picada só.

 

Resumindo:

● SUS

  • 3 picadas pode dar reação Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B)
  • Intramuscular
  • VIP Intramuscular
  • Pneumo 10v Intramuscular
  • Rotavírus – via oral

Particular

  • 2 picadas geralmente não dá reação Hexavalente (DTPa + VIP + Hepatite B)
  • Intramuscular Pneumo 13, 15 ou 20v
  • Intramuscular Rotavírus – via oral
  • Beyfortus (niversimabe) – Imunoglobulina contra o Vírus Sincial Respiratório, principal causador de bronquiolite em bebês.

 

O QUE O MEU BEBÊ JÁ FAZ?

Socioemocional:

  • Sorriso social em resposta a estímulo.
  • Acalma-se quando atendido ou quando conversa com ele.
  • Olha para o seu rosto.
  • Fica feliz quando vê você vindo em sua direção.
  • Sorri quando você fala ou sorri para ele.
  • Conhece a voz da mãe e para de chorar quando a ouve.
  • Eles podem enrugar a testa.
  • Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria, excitamento, angústia.
  • Ele pode ficar entediado se muito tempo na mesma posição e pode se agitar ou chorar por causa disso.
  • Reconhece a mãe.
  • Sorriso recíproco; responde a voz do adulto e sorri.
  • Alerta a voz e ao som. Sorriso social (a partir de 6 semanas).

Linguagem e comunicação:

  • Emite alguns sons guturais (sem chorar).
  • Reage a sons. Acorda com sons de alta intensidade.
  • Vocaliza sons semelhantes a vogais.

Cognitivo:

  • Observa quando você se move, olha para o brinquedo por alguns segundos.

Motor:

  • A cabeça titubeia quando segurada na posição sentada.
  • Mãos abertas 50% do tempo.
  • Segura um chocalho colocado em uma de suas mãos.
  • Segura as mãos juntas. Abre a boca próximo do seio ou da mamadeira.
  • Resposta visual presente. Acompanha grandes objetos contrastados.
  • Pescoço balança menos na posição vertical.
  • Levanta o queixo momentaneamente quando está deitada de barriga para baixo.
  • O bebê já consegue virar a cabeça quando escuta um ruído e acompanha com os olhos um objeto que se move no quarto.
  • É possível observar o movimento de pedalagem, onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta.
  • Abre as mãos brevemente.
  • Move os dois braços e as duas pernas.
  • A visão está um pouco mais desenvolvida, consegue distinguir as cores mas não é nítida e nem tão intensa.
  • Conseguem focar melhor em 20-30 cm que é a distância do seio ao rosto da mãe.
  • Olha os objetos e acompanha com o olhar de forma desajeitada.
  • Objetos com contrastes e padrões como listras pretas e brancas atraem sua atenção.
  • É um sinal de alerta para o desenvolvimento se o bebê não consegue levantar a cabeça quando propenso.

 

SONO

A média fica entre 14 e 16 horas em 24h, mas isso será fracionado em várias sonecas ao longo do dia e a noite ainda acordará bastante para mamar. Tentar estabelecer uma rotina para o sono. Tentar não deixá-lo dormir no colo. Colocá-lo acordado no berço e fazê-lo adormecer ali, pois se ele despertar ele estará no mesmo local onde adormeceu e não se assustará (choro). A criança pode dormir no mesmo quarto que os pais, mas no berço, e nunca na cama com o casal. Sempre de barriga para cima e sem objetos no berço.

 

O QUE FAZER PARA O MEU FILHO TER UM BOM DESENVOLVIMENTO

EMOCIONAL:

  • O bebê tem que se sentir seguro, amparado e amado. Abraços, carícias, e contato físico aumentaram o vínculo entre vocês.
  • Responda às suas necessidades físicas como alimentação, troca de fraldas e conforto. O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares são fundamentais para o desenvolvimento da afetividade, da socialização, do processo de linguagem.
  • Amamentar sempre que ele tiver fome, tentando estabelecer uma rotina.
  • Rotina de sono, brincadeiras e alimentação ajudam o bebê a se sentir seguro. Eles gostam de previsibilidade.

FÍSICO:

  • Conversar, cantar, mostrar objetos coloridos em sua frente.
  • Usar mobílias coloridas principalmente junto ao berço. Listras pretas e brancas.
  • Mover objetos leves e coloridos na sua frente para o acompanhamento visual e ajudar na coordenação dos olhos.
  • Colocar o bebê de bruços (Tummy time) para o reforço da musculatura do pescoço e tronco, sempre com supervisão e quando ele estiver acordado. Isso ajudará na sustentação da cabecinha e depois a rolar (4 meses) e engatinhar (9 meses).
  • Varie a posição em que o bebê fica: colo, barriga para cima e barriga para baixo, isso estimulará diferentes habilidades.

INTELECTUAL:

  • Fale e cante para o bebê. Diferentes sons e estímulos verbais são importantes para o desenvolvimento da linguagem.
  • Ler livros com cores contrastantes e vivas. Como ler para o Bebê? Representar com gestos ou a voz a figura que estive mostrando.
  • Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação.
  • Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê estiver olhando.
  • Virar as páginas de acordo com o interesse do bebê.
  • É um SINAL DE ALERTA PARA O DESENVOLVIMENTO se o bebê não consegue levantar a cabeça quando propenso.

 

ALERTAS DE SEGURANÇA PARA O BEBÊ

  • Quedas (cama, trocador, colo, carrinho e poltronas).
  • Sempre colocar e travar o cinto do bebê conforto. O bebê sempre deve estar com supervisão, nunca deixe-o sozinho em locais elevados. Ao carregar um bebê no colo, evite pisos lisos, molhados ou escorregadios. Além disso, em escadas e degraus, apoie-se sempre no corrimão.
  • Queimaduras (banho, cigarro, líquidos quentes-mamadeira).
  • Cozinha não é lugar para bebês. Nunca cozinhe e nem manipule líquidos ou substâncias quentes com o bebê no colo. Temperatura do ambiente nem excesso de calor e nem frio.
  • Afogamento na hora do banho: não colocar a cabeça em contato com a água, ele vai aspirar.
  • Sufocação (dormir de barriga para baixo, enrolar cordão ou prendedor de chupeta em volta do pescoço, pequenos brinquedos, entre o espaço do colchão e o berço quando o colchão é do tamanho incorreto).
    • Dormir sempre de barriga para cima, sem travesseiros, almofadas, cobertores ou brinquedos soltos no berço.
    • O colchão deve ser firme.
  • Intoxicações (medicamentos em doses erradas, substâncias tóxicas – naftalina).
    • Esterilização adequada da mamadeira para evitar infecções gastrointestinais.
    • Evite expor o bebê a fumo passivo ou ficar em ambientes com pessoas fumando.
  • Não deixe cães e/ou animais domésticos perto do bebê – pode ser perigoso.
  • Prefira termômetro digital pois o de mercúrio quebra fácil e é tóxico.
  • Não utilize talco, pois há risco de sufocação e pneumonite química.
  • Mobílias e equipamentos para o bebê devem conter certificação pelo Inmetro e ABNT.
  • Transporte adequado no carro, usar bebê conforto adequado para cada faixa etária.
  • Usar bebê conforto ou conversível de costas para o movimento do veículo e preso pelo cinto de segurança.

 

Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria

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