Consulta de 11 meses de vida.

ALIMENTAÇÃO

Além do leite materno e/ou fórmula adequada para acima de 6 meses. Almoço e janta e duas papas de fruta (9:30 e 15:30h). A água deve ser oferecida entre as refeições com o máximo de 120 ml de água por dia. Não é recomendado adicionar sal, mel e açúcar na alimentação até 1 ano de vida. Suco está proibido até 1 ano. Gradativamente passar para a textura da alimentação da família. Deixar a criança com 1 colher para ela tentar coordenar e levar o alimento à boca. Deixe a comida em pedaços para ela pegar com a mão.
A partir dos 7 meses: Alimentos cortados ou levemente amassados: 3/4 de uma xícara ou tigela de 250 ml – 4 a 5 colheres de sopa.
7 – 12 meses: 0,8 Leite humano e/ou fórmula infantil e alimentação complementar

Necessidade energética entre: 9-11 meses

  • Leite Materno: 379 kcal
  • Alimentação complementar: 451 Kcal
  • Total: 830 Kcal

A criança precisa comer comida e não só leite materno ou fórmula.

Rotina da Alimentação:

  • Café da manhã: Leite materno ou fórmula infantil
  • Lanche da manhã: Leite materno ou fórmula infantil + fruta
  • Almoço: {Cereal ou tubérculo + proteína animal + leguminosa + hortaliças (verduras+legumes)} sobremesa (½ fruta)
  • Lanche da tarde: Leite materno ou fórmula infantil + fruta
  • Jantar: Igual almoço
  • Lanche da noite: Leite materno ou fórmula infantil

De 6 a 11 meses

Segue o número de porções:

  • Pães e Cereais: 3 porções
  • Verduras e Legumes: 3 porções
  • Frutas: 3 porções
  • Leguminosas: 1 porção
  • Carnes e ovos: 2 porções
  • Leite e produtos lácteos: 3 porções
  • Açúcar e doces: 0 porção
  • Óleo e Gorduras: 2 porções

 

VACINAS

Não tem vacinas com 11 meses.

Beyfortus (niversimabe): Imunoglobulina contra o Vírus Sincial Respiratório, principal causador de bronquiolite em bebês.

 

SONO

14h por dia. À noite 11h e mais ou menos 2 sonecas durante o dia. A criança já pode dormir no seu quarto. Sempre de barriga para cima e sem objetos no berço. Cuidado com móbilis, devem ser deixados fora do alcance pois podem servir de apoio para se levantarem. A criança já pode dormir no seu quarto. Sempre de barriga para cima e sem objetos no berço. Nessa fase ele já consegue se acomodar no berço da forma que prefere. Cuidado com quedas.

 

XIXI E COCO

Alteração na consistência das fezes visto alimentação complementar. Alguns pacientes podem apresentar fezes endurecidas e o bebê pode até ter dificuldade para evacuar. Se sinal de sofrimento ou desconforto, converse comigo.

 

O QUE O MEU BEBÊ JÁ FAZ?

  • Socioemocional: Tem medo de estranhos. É tímido, pegajoso, ou temeroso perto de estranhos. Mostra várias expressões faciais, como triste, irritado e surpreso. Reage quando os pais saem de perto (olha, estende a mão ou chora). Sorri ou ri quando você brinca de esconde-esconde. Faz cheirinho, fica envergonhado.
  • Comunicação: Faz sons respondendo a sua conversa. “mamamama”, “babababa”. Levanta a mão para ser pego. Entende o “não”.
  • Motor: Senta sozinho. Engatinha. Pode dar alguns passinhos. Escalar e ficar em pé com apoio. Já pega um copinho adequado para crianças com as 2 mãos. Move as coisas de uma mão para outra. Usa os dedos para arrumar a comida para si. Sobe escada engatinhando. Manda beijo e tchau. Estica braço e perna quando troca de roupa. É um sinal de alerta se ele não sentar sozinho e não rolar.
  • Cognitivo: Bate duas coisas entre si. Procura objetos quando não está à sua vista. Começam a entender o efeito de suas ações: acender uma luz. Reconhece familiares.

 

O QUE FAZER PARA O MEU FILHO TER UM BOM DESENVOLVIMENTO

EMOCIONAL

  • Chamá-lo pelo nome.
  • Cantar e conversar com o bebê. Fale com o bebê, faça perguntas e dê tempo para ele responder com seus balbucios.
  • Fazer caretas para o bebê tentar imitar.
  • Beijar o bebê e oferecer seu rosto para ele beijá-lo.
  • Sensibilidade: responder a suas necessidades de fome, sono, desconforto, etc.
  • O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares são fundamentais para o desenvolvimento da afetividade e da socialização.
  • Rotina de sono, brincadeiras e alimentação ajudam o bebê a se sentir seguro. Eles gostam de previsibilidade.

FÍSICO

  • Colocar o bebê perto de móveis, sofás, camas e mesas baixas, para que possa se apoiar e andar em volta.
  • Colocar objetos sobre o sofá para que ele tente alcançar.
  • Quando o bebê estiver sentado no chão, jogar bola de borracha com ele.
  • Incentivar o bebê a engatinhar, colocar brinquedos à sua frente para que ele tente alcançá-los.
  • Na hora das refeições, ofereça a colher para ele tentar comer sozinho.
  • Colocar algum obstáculo na frente do brinquedo, para que, se ele se interessar, tente alcançá-lo.
  • Brincar de imitar sons e movimentos. Nessa faixa etária, ele já começa a imitar você e é capaz de bater palmas, fazer caretas e gracinhas. Diga “bubu”, “bababa”, tussa, bata os pés, bata palmas, etc.; para que ele tente imitar.
  • Quando o bebê estiver segurando um brinquedo, oferecer outro, para estimulá-lo a trocar os brinquedos, soltando o primeiro.
  • Pedir para o bebê dar um brinquedo, abrindo a mão e soltando.
  • Encaixar caixas ou potinhos um dentro do outro.
  • Dar um brinquedo com cordinha (carrinho) para ele puxar e levantar a cordinha.
  • Esconder um brinquedo pequeno em sua mão para ele procurar.
  • Dar brinquedos com furinhos para que ele coloque o dedo indicador.
  • Brincar de jogar objetos e depois buscá-los pode ajudar a diminuir a angústia provocada pela ausência dos pais ou cuidadores.
  • Oferecer ao bebê vários tipos de objetos, como espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha, etc.
  • Se ele estranhar, não desista, ofereça os mesmos objetos em outra ocasião.
  • Lembre-se de nomear os objetos e explicar a diferença entre eles.
  • Procure não fazer brincadeiras momentos antes de o bebê dormir, pois podem ficar muito excitados e não conseguirem dormir.

INTELECTUAL

  • Deixar o bebê encher e tirar brinquedos de uma caixa, mostrando quando está cheio e quando está vazio.
  • Dar um carrinho para que ele empurre.
  • Dar potinhos ou caixinhas para ele empilhar.
  • Deixar brincar com a água do banho, colocar brinquedos na água e fazer ondas.
  • Ao tirar a roupa do bebê, pedir para ele ajudar.
  • Procure nomear as partes do corpo (braço, perna, etc.) para que ele vá se conhecendo.
  • Tenha cuidado para não forçar seu filho a obedecer.
  • Faça as atividades de forma relaxada e agradável, procure sorrir e mostrar alegria quando ele conseguir fazer o que foi solicitado.
  • Caso ele não consiga realizar a brincadeira proposta, não desanime, repita-a em outra ocasião, quando ambos estiverem dispostos.
  • Procure ocupá-lo, pois quando ficar sozinho, poderá chorar para chamar sua atenção.
  • Mostrar um brinquedo, escondê-lo atrás de suas costas e pedir para o bebê procurar.
  • Dar um brinquedo de cabeça para baixo para que ele coloque na posição correta.
  • Chamar o bebê pelo nome para que ele comece a reconhecê-lo.
  • Esconder um brinquedo embaixo de uma almofada e incentivar o bebê a procurá-lo.
  • Brincar de esconde-esconde com o bebê. Esconda-se com uma fralda ou atrás de um travesseiro, para que ele encontre você.
  • Colocá-lo na frente de um espelho e fazer brincadeirinhas de aparecer e desaparecer.
  • Leitura: ler em voz alta e mostrar as imagens dos livros e falar sobre elas.
  • Desenvolvimento auditivo: música e diferentes tipos de sons.
  • Diferentes sons e estímulos verbais são importantes para o desenvolvimento da linguagem.
  • Ler livros com cores contrastantes e vivas.

Como ler para o bebê?

  • Os bebês nessa fase já conseguem se sentar, segurar o livro e também colocá-los na boca.
  • Os pais podem nomear as figuras que o bebê aponta no livro ou aquelas em que ele fica interessado.
  • Ajudar o bebê a virar as páginas do livro.
  • Transmitir o clima da história por meio da entonação da voz, de gestos e de expressões faciais.
  • Converse e faça perguntas sobre as coisas que ele está ouvindo. Ex: “Olha o gatinho. Como ele faz? Faz miau-miau.”
  • Seguir as indicações do bebê para ler mais, repetir ou parar.
  • Representar com gestos ou a voz a figura que estiver mostrando.
  • Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação.
  • Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê estiver olhando.

 

ALERTAS DE SEGURANÇA PARA O BEBÊ

Usar protetor de tomadas, cuidados com fios soltos. Usar protetores de quina de móveis. Afaste cordões, fios e sacos plásticos. Proteja as escadas. Não deixe produtos de limpeza e remédios ao alcance das crianças. Quedas (cama, trocador, colo, carrinho e poltronas). Sempre colocar e travar o cinto do bebê conforto. O bebê sempre deve estar com supervisão, nunca deixe-o sozinho em locais elevados. Ao carregar um bebê no colo, evite pisos lisos, molhados ou escorregadios. Além disso, em escadas e degraus, apoie-se sempre no corrimão.

Queimaduras (banho, cigarro, líquidos quentes – mamadeira). Cozinha não é lugar para bebês. Nunca cozinhe e nem manipule líquidos ou substâncias quentes com o bebê no colo. Temperatura do ambiente nem excesso de calor e nem frio.

Afogamento na hora do banho: não colocar a cabeça em contato com a água, ele vai aspirar.

Sufocação (dormir de barriga para baixo, enrolar cordão ou prendedor de chupeta em volta do pescoço, pequenos brinquedos, entre o espaço do colchão e o berço quando o colchão é do tamanho incorreto). Dormir sempre de barriga para cima, sem travesseiros, almofadas, cobertores ou brinquedos soltos no berço. O colchão deve ser firme. Como o bebê leva à boca qualquer objeto que consiga segurar, cuidado com objetos muito pequenos, sujos e cortantes. Mantenha sacolas plásticas longe do alcance de bebês e crianças.

Intoxicações (medicamentos em doses erradas, substâncias tóxicas – naftalina). Esterilização adequada da mamadeira para evitar infecções gastrointestinais. Evite expor o bebê a fumo passivo ou ficar em ambientes com pessoas fumando.

Não deixe cães e/ou animais domésticos perto do bebê – pode ser perigoso.

Prefira termômetro digital pois o de mercúrio quebra fácil e é tóxico.

Não utilize talco, pois há risco de sufocação e pneumonite química.

Mobílias e equipamentos para o bebê devem conter certificação pelo Inmetro e ABNT.

Transporte adequado no carro, usar bebê conforto adequado para cada faixa etária. Usar bebê conforto ou conversível de costas para o movimento do veículo e preso pelo cinto de segurança.

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