ALIMENTAÇÃO
Leite materno em livre demanda, ou seja, a hora que o bebê quiser. Amamentar de 3/3 horas. Para os bebês que necessitam, fórmula alimentar adequada para cada paciente. Não precisam de água nem chá até o 6º mês de vida.
VACINAS
- Meningococo C Conjugada (SUS)
- Meningo ACWY – Particular
- Meningo B – Particular
- Beyfortus (niversimabe) – Imunoglobulina contra o Vírus Sincial Respiratório, principal causador de bronquiolite em bebês.
O QUE O MEU BEBÊ JÁ FAZ?
Socioemocional:
- Sorriso mais evidente quando se brinca com ele.
- Ele gosta de companhia e diversão, quer ver tudo o que se passa em casa.
- Fica entediado se deitado, prefere ver o movimento da casa e ficar sentado apesar de não conseguir.
Comunicação:
- Emite alguns sons “EEE”, “GU”, “UUU”, quando se brinca com ele.
Motor:
- Pescoço mais firme e inicia a firmar o tronco.
- Abre a mão e tenta pegar o objeto oferecido.
- Junta as mãos na linha média.
- Olha as mãos, está se conhecendo.
- Consegue esticar as pernas quando segurado na vertical (pulando).
- De bruços levanta a cabeça apoiando o antebraço.
Cognitivo:
- Olham para um objeto de interesse e acompanha virando o rosto.
- Na visão começam a desenvolver profundidade e distância do objeto.
- Podem começar a produzir mais saliva, babar com mais frequência e isso é normal.
SONO
A quantidade varia de 14 a 17 h em 24h. Divididas em sonecas diurnas que podem variar de 30 min a 1,5 horas e podem ocorrer a cada 1,5 a 2 h quando ele está acordado. A noite dormem de 8 a 10h mas acordam para mamar e trocar a fralda. Ter rotina para dormir. Tentar não deixá-lo dormir no colo. Colocá-lo acordado no berço e fazê-lo adormecer ali, pois se ele despertar ele estará no mesmo local onde adormeceu e não se assustará (choro). A criança pode dormir no mesmo quarto que os pais, mas no berço, e nunca na cama com o casal. Sempre de barriga para cima e sem objetos no berço. Nessa fase ele já consegue se acomodar no berço da forma que prefere.
XIXI E COCO
- Mais de 6 fraldas ao dia, sinal de boa hidratação (pega bem o seio), boa ingestão.
- Sempre limpar da frente (genitais) para trás (ânus) com algodão e água morna, principalmente as meninas.
- Lenço umedecido só se sair de casa, dê preferência para os indicados para RN.
- Você pode colocar um espelho do lado do trocador, assim o bebê se diverte olhando no espelho e a longo prazo irá se reconhecer.
O QUE FAZER PARA O MEU FILHO TER UM BOM DESENVOLVIMENTO
EMOCIONAL
- Vínculo afetivo: abrace, acaricie, contato físico e sorria para ele.
- Comunicação verbal: fale com o bebê, respondendo aos seus balbucios, narrando suas ações.
- Sensibilidade: responder a suas necessidades de fome, sono, desconforto, etc.
- O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares são fundamentais para o desenvolvimento da afetividade e da socialização.
- Amamentar sempre que ele tiver fome, tentando estabelecer uma rotina.
- Rotina de sono, brincadeiras e alimentação ajudam o bebê a se sentir seguro.
- Eles gostam de previsibilidade.
- Estímulo através do vínculo afetivo:
- Brincar com as mãos dos bebês fazendo o movimento ativo de bater palminhas, de mostrar e levar os pés nas mãos, levar as mãos às diferentes partes do corpo enquanto nomeia seus nomes.
- Cantar e falar com o bebê, aproximando o rosto do adulto ao da criança que forma que possa observar o movimento dos lábios do adulto e assim imitá-los.
FÍSICO
- Colocar o bebê de bruços (Tummy time) para o reforço da musculatura do pescoço e tronco, sempre com supervisão e quando ele estiver acordado.
- Estímulo sensorial: oferecer brinquedos com diferentes texturas ou materiais para ele sentir e tocar.
- Desenvolvimento sensório-motor, oferecer diferentes brinquedos e objetos com texturas diferentes (espuma, madeira, tecido, borracha) para o desenvolvimento da integração sensório motora.
- Mover objetos leves e coloridos na sua frente para o acompanhamento visual e ajudar na coordenação dos olhos.
- Colocar brinquedos ao alcance da mão para que a criança tente pegar.
- A postura de bruços pode ser oferecida também no colo, sobre o tronco, enquanto conversam face a face com o bebê.
- Os brinquedos preferidos são os chocalhos e guizos, que eles conseguem segurar com as mãozinhas e balançar para ouvir o barulho.
- Aproveite a hora do banho para brincar com o bebê. Espirre água, faça espuma, cante e observe as suas reações.
- Brinquedos flutuantes entram no seu campo de interesse e o banho fica mais divertido com patinhos de borracha que boiam na água.
- Colocar brinquedos perto da mão do bebê para que ele tente pegá-los, brinque com ele para estimulá-lo a alcançar.
- Brincar com móbile.
- Deixá-los em uma altura que o bebê possa alcançá-lo quando estiver deitado de costas.
INTELECTUAL
- Os passeios são um bom estímulo, pois ele capta novas imagens e pode interagir com objetos diferentes dos de casa.
- Estímulo visual: mostre objetos coloridos, contrastantes e com padrões (listras, círculos, etc).
- Leitura: ler e mostrar as imagens dos livros e falar sobre elas.
- Desenvolvimento auditivo: música e diferentes tipos de sons.
- Explorar e participar do ambiente: ele não quer mais ficar deitado olhando para o teto e sim participar da casa e olhar o mundo ao seu redor.
- Fale e cante para o bebê, diferentes sons e estímulos verbais são importantes para o desenvolvimento da linguagem.
- Ler livros com cores contrastantes e vivas. Como ler para o Bebê? Representar com gestos ou a voz a figura que estive mostrando.
- Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação.
- Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê estiver olhando.
- Virar as páginas de acordo com o interesse do bebê.
- É um SINAL DE ALERTA PARA O DESENVOLVIMENTO se o bebê não consegue levantar a cabeça quando propenso.
ALERTAS DE SEGURANÇA PARA O BEBÊ DE 3 MESES
- Quedas (cama, trocador, colo, carrinho e poltronas).
- Sempre colocar e travar o cinto do bebê conforto. O bebê sempre deve estar com supervisão, nunca deixe-o sozinho em locais elevados. Ao carregar um bebê no colo, evite pisos lisos, molhados ou escorregadios. Além disso, em escadas e degraus, apoie-se sempre no corrimão.
- Queimaduras (banho, cigarro, líquidos quentes-mamadeira). Cozinha não é lugar para bebês. Nunca cozinhe e nem manipule líquidos ou substâncias quentes com o bebê no colo.
- Temperatura do ambiente nem excesso de calor e nem frio.
- Afogamento na hora do banho: não colocar a cabeça em contato com a água, ele vai aspirar.
- Sufocação (dormir de barriga para baixo, enrolar cordão ou prendedor de chupeta em volta do pescoço, pequenos brinquedos, entre o espaço do colchão e o berço quando o colchão é do tamanho incorreto).
- Dormir sempre de barriga para cima, sem travesseiros, almofadas, cobertores ou brinquedos soltos no berço.
- O colchão deve ser firme.
- Intoxicações (medicamentos em doses erradas, substâncias tóxicas – naftalina).
- Esterilização adequada da mamadeira para evitar infecções gastrointestinais.
- Evite expor o bebê a fumo passivo ou ficar em ambientes com pessoas fumando.
- Não deixe cães e/ou animais domésticos perto do bebê – pode ser perigoso.
- Prefira termômetro digital pois o de mercúrio quebra fácil e é tóxico.
- Não utilize talco, pois há risco de sufocação e pneumonite química.
- Mobílias e equipamentos para o bebê devem conter certificação pelo Inmetro e ABNT.
- Transporte adequado no carro, usar bebê conforto adequado para cada faixa etária, conforme anexo abaixo.
- Usar bebê conforto ou conversível de costas para o movimento do veículo e preso pelo cinto de segurança.

Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria


