Leitura para crianças, porque é tão importante?

Leitura para crianças, porque é tão importante

Leitura para crianças, porque é tão importante?

A formação cerebral  do bebê ocorre desde o nascimento até em torno de 5 anos de vida, por isso o estímulo através da leitura é tão importante nessa fase.
Além de auxiliar na formação da linguagem, a leitura também aumenta o vínculo afetivo entre pais e filhos.

As experiências vivenciadas pela criança na infância ( estímulo cognitivos, sensoriais e afetivos) tem grande influência  na arquitetura do cérebro e no seu desenvolvimento social. Assim, é muito importante passar carinho, segurança, conversar, cantar e oferecer para sentir com o toque diferentes texturas ( áspero, sedoso, aveludado…). Tudo isso contribuirá para sua formação neurológica, para que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar, aprender e conviver.
“O bebê no nascimento já vem com a capacidade para escutar, ao ler em voz alta ou cantar uma canção, ele se coloca em posição de escuta. Isso quer dizer que esta tratando de construir significado à sua maneira. Por isso, é necessário alimentar essas potencialidades desde o princípio da vida.”( Evelio Cabrejo Parra).

Um dos principais estímulos é a leitura.
Ela é tão importante porque :

– Fortalece o vínculo entre os pais e o bebê.
– Ajuda no desenvolvimento da atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio.
– Estimula a criatividade, imaginação e a curiosidade.
– Auxilia no desenvolvimento de empatia (colocar-se no lugar do outro)
– Ajuda a minimizar a agressividade e hiperatividade.
– Auxilia na boa qualidade do sono.
– Desenvolve a linguagem oral.

Para ler para as crianças mostre as figuras, esteja disponível para a interação e deixe a criança manusear o livro.

0-5 meses : representar com gestos ou a voz a figura que estive mostrando. Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação. Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê estiver olhando. Virar as paginas de acordo com o interesse do bebê.

6 meses a 1 ano de vida: Os bebês nessa fase já conseguem se sentar, segurar o livro e também coloca-los na boca. Os pais podem nomear as figuras que o bebê aponta no livro ou aquelas em que ele fica interessado. Ajudar o bebê a virar as páginas do livro. Transmitir o clima da história por meio da entonação da voz, de gestos e de expressões faciais. Converse e faça perguntas sobre as coisas que ele esta ouvindo. Ex:”Olha o gatinho. Como ele faz? Faz miau-miau.”Seguir as indicações do bebê para ler mais, repetir ou parar.

1 – 2 anos: Nessa idade ela já consegue escolher o livro favorito  e  entregar  aos pais. Ela aponta as figuras e copia os gestos  e expressões que o adulto esta lendo para elas.

 

Assim os pais podem:

  1. Usar diferente vozes para representar os personagens.
  2. Fazer perguntas para que a criança responda apontando, por exemplo: onde esta o gato? quem faz miai-miau?
  3. Incentive a criança a imitar os sons dos animais. Exemplo: como a vaca faz? Mu.
  4. Sorrir e responder quando ela falar ou apontar algo.
  5. Leia a história várias vezes se ela quiser.
  6. Deixar a criança virar as páginas dos livros.
  7. Acrescentar mais palavras  quando a criança apontar para uma imagem. Exemplo: a menina é bonita e tem cabelo marrom.
  8. Fazer outras perguntas  sobre as figuras que ela apontar. Exemplo: Cadê o nariz da menina? , E o nariz da mamãe? E o seu nariz?
  9. Nomear e demonstrar ações e emoções: A menina esta rindo. E então rir para o bebê.
  10. Levar sempre um livro quando sair com o bebê e ler para acalmá-lo e distraí-lo.
2-4 anos: Essa é a fase em que as crianças  gostam  de exercer a previsibilidade, assim gostam que os pais contem as mesmas histórias várias vezes. Também repetem palavras e frases e participam mais da leitura.
Assim os pais podem :
  1. Permitir que a criança faça comentários sobre o texto, alguma figura ou palavra que chame atenção dela.
  2. Deixe que ela conte sua história favorita da sua própria maneira. Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu o mesmo.
  3. Fazer perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda. Ex: o  que é isso?
  4. Valorizar todas as perguntas e comentários que a criança faz, pois são boas oportunidades para iniciar uma conversa.
  5. Levar a criança a bibliotecas  e/ou livrarias para escolher livros ou ouvir histórias.
  6. Mostrar para a criança  como as coisas que acontecem com os personagens  são parecidos  com algo que ela mesma já fez ou viu.
  7. falar sobre os sentimentos dos personagens e perguntar se ela já sentiu a mesma coisa.
  8. Deixar que a criança conte o que acontece em seguida ao ler histórias que ela já conhece.
 4-6 anos : Nessa fase as crianças escolhem os livros que querem  que os pais leiam e fazem perguntas sobre coisas que acontecem neles. Também corrigem os pais quando eles pulam uma parte de um livro já familiar e conseguem contar uma história conhecida com as próprias palavras.
Os pais podem:
  1. Responder com interesse as perguntas e os comentários da criança.
  2. Ler a história do jeito que o autor escreveu, sem alterar as palavras para ampliar o vocabulário da criança.
  3. Conversar de forma espontânea sobre os assuntos do livro.
  4. Levar a criança a bibliotecas e livrarias  para escolher livros ou ouvir histórias.
  5. Deixar livros acessíveis paz a criança pegar quando quiser.
  6. Mostrar para a criança que você esta lendo as palavras do livro.
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