Chupetas

bebe 6 meses segurando chupeta

publicação do Lancet Breastfeeding Series em 2016 reuniu fortes evidências do impacto positivo da amamentação no curto e longo prazos na saúde das crianças e das mulheres que amamentam e, também, para a sociedade em países de alta, média e baixa renda. Tais evidências ratificam a proteção e o apoio à amamentação como um direito humano. Apesar da tendência crescente do aleitamento materno (AM) no Brasil verificada nos inquéritos nacionais realizados até o ano de 2008, a prevalência de 52,1% de amamentação em crianças menores de 24 meses e de 36,6% de amamentação exclusiva constatada na última Pesquisa Nacional de Saúde (2013) aponta para a estagnação nos indicadores de AM no País, os quais são considerados insatisfatórios pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mediante esse cenário, identificar fatores de risco modificáveis é uma questão-chave para reduzir a interrupção precoce do AM.
O uso de chupeta tem sido identificado como um fator associado à menor duração do AM e do aleitamento materno exclusivo (AME) em estudos observacionais, com evidências consistentes de que o desmame precoce entre um e 24 meses é mais frequente em crianças usuárias de chupeta, quando comparadas com crianças que não possuem esse hábito.

Prós e Contras
Segundo Sociedade Brasileira de Pediatria.

EFEITOS NEGATIVOS DO USO DA CHUPETA

Deformação esquelética (boca e face).
Confusão de bicos, baixa duração da amamentação total e exclusiva.
Altera o aprendizado da mastigação e deglutição.
Favorece a respiração bucal que não é a mais adequada.
Altera na aquisição e qualidade da fala.
Fator de risco para má oclusão dentária.
Fator de risco maior 33 % para Otite Média Aguda
Maior incidência de diarréia
Laceração da mucosa oral se queda.
Risco a saúde por liberação de N-Nitrosomina do latex da borracha
Déficit de 16% de inteligência se usa chupeta
O Uso prolongado da chupeta por mais de 24 meses pode favorecer o início do uso de cigarro na adolescência, além de comer excessivamente e outros transtornos compulsivos.

EFEITOS POSITIVOS DO USO DA CHUPETA

Estimulação da sucção não nutritiva.
Redução da Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Após estabelecido o Aleitamento Materno Exclusivo,dar após dormir até um ano de vida, tem um fator protetor de 50-90%. Mas o AME também é fator de proteção.
Manejo da dor do RN e modulação do comportamento agitado do bebê.

Para ver o arquivo:  Aleitamento-_Chupeta_em_Criancas_Amamentadas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *